|
|
Existe alguma proposta de emprego neste momento?
|
|
|
Estou à procura de emprego. Onde posso candidatar-me?
Para candidatar-se a um emprego, pode dirigir-se a um dos Centros de Emprego existentes em todo o país. Contudo, a sua inscrição fica sempre agregada ao Centros de Emprego da sua área de residência. No caso de pretender requerer prestações de desemprego, ou o Rendimento Social de Inserção, é obrigatória a sua inscrição directamente no Centro de Emprego da sua área de residência. O IEFP disponibiliza também, neste portal, um conjunto de serviços que lhe permitem de entre outras coisas: |
|
|
Sou jovem e pretendo ingressar no mercado de trabalho. Que apoios o IEFP me pode proporcionar?
Pode aceder, neste portal, a um conjunto de serviços interactivos que lhe permitem de entre outras coisas:
Pode, também, consultar o nosso guia de técnicas de procura activa de emprego, que lhe fornecerá algumas pistas quanto aos passos a dar para uma integração bem conseguida no mercado de trabalho. Deve, ainda, dirigir-se a um Centro de Emprego e inscrever-se como candidato a emprego. No Centro de Emprego da sua área de residência, receberá um serviço mais personalizado, podendo ser acompanhado por uma equipa técnica, multidisciplinar, que o apoiará na definição e implementação do seu Plano Pessoal de Emprego. Pode, neste âmbito, ser apoiado por um vasto conjunto de programas, medidas e outros serviços. |
|
|
Qual o Centro de Emprego da minha área de residência?
Para saber qual o Centro de Emprego correspondente à sua freguesia, clique aqui. |
|
|
Pretendo inscrever-me num Centro de Emprego. Qual a documentação necessária?
Para se inscrever como utente num Centro de Emprego, necessita apenas de um documento de identificação actualizado:
- Bilhete de Identidade actualizado, se for cidadão nacional, ou outro documento válido de identificação (como o Bilhete de Identidade Militar)
- Bilhete de Identidade de Cidadão Estrangeiro ou Passaporte, se for cidadão de um país do Espaço Económico Europeu
- Autorização de Residência ou Autorização de Permanência, se for cidadão de um país terceiro com residência legal em Portugal
Sempre que o documento de identificação apresentado não contenha fotografia, deve ser confirmado pela apresentação de um documento com fotografia. Na impossibilidade de apresentação de qualquer documento de identificação, pode ser vedada a inscrição aos utentes.
|
|
|
Mudei de residência e pretendo solicitar a alteração da morada no meu processo. Como posso fazê-lo?
Pode deslocar-se a um Centro de Emprego, com o seu cartão de utente e/ou o seu Bilhete de Identidade, e solicitar presencialmente essa alteração ao processo. Pode, em alternativa, enviar uma carta registada, com indicação do seu número de utente ou Bilhete de Identidade, com o nome e a nova morada completos, para o Centro de Emprego em que está inscrito(a), ou alterar os seus dados no portal NETemprego. Pode ainda utilizar o serviço de alteração de morada disponível no Portal do Cidadão. Essa alteração será, assim, efectuada sem necessidade de se deslocar ao Centro de Emprego. |
|
|
Estou inscrito(a) no Centro de Emprego, mas entretanto consegui
arranjar um emprego pelos meus próprios meios. Como devo informar o
IEFP de que já estou empregado(a)?
Deve informar o Centro de Emprego em que está inscrito(a), por correio normal, fax ou correio electrónico e referenciando o seu número de utente ou de Bilhete de Identidade, da sua nova situação e da data em que a mesma teve início - indicando também se pretende ou não anular a sua inscrição para emprego. Em alternativa, pode também fazê-lo presencialmente, deslocando-se a um Centro de Emprego, ou enviando alguém em sua representação, com os seus elementos de identificação (nomeadamente, Cartão de Utente e Bilhete de Identidade). Pode igualmente utilizar os serviços disponíveis no Portal NETemprego, devendo para tal registar-se no mesmo, caso ainda não o tenha feito. |
|
|
Registei o meu CV na vossa Bolsa de Emprego, mas esqueci-me da palavra-chave de acesso. O que posso fazer para a recuperar?
Pode colocar-nos a questão por correio electrónico ( netemprego@iefp.pt), indicando o seu nome completo e número de Bilhete de Identidade - ou, em alternativa, contactar-nos via Linha Verde NETemprego (808 200 670). |
|
|
O Centro de Emprego enviou-me uma convocatória para casa, mas não pude comparecer. Como devo proceder?
Deve apresentar documento(s) justificativo(s) dos motivos para a sua não comparência , no prazo de cinco dias a contar da data para a qual foi convocado(a).
São consideradas justificações atendíveis, designadamente, a incapacidade temporária por doença, o cumprimento de deveres legais ou outros motivos, devidamente avaliados e aceites pelo Centro de Emprego.
Logo que termine o impedimento que motivou a sua não comparência, deve apresentar-se no Centro de Emprego.
|
|
| |