aprendizagembaner_1391384671.pngcartaoaebasaude_1419936988.jpg
Sondagens
Home  >  PERGUNTAS FREQUENTES - Emprego - Candidatura a Emprego

 

Existe alguma proposta de emprego neste momento?
Estou à procura de emprego. Onde posso candidatar-me?
Sou jovem e pretendo ingressar no mercado de trabalho. Que apoios o IEFP me pode proporcionar?
Qual o Centro de Emprego da minha área de residência?
Pretendo inscrever-me num Centro de Emprego. Qual a documentação necessária?
Mudei de residência e pretendo solicitar a alteração da morada no meu processo. Como posso fazê-lo?
Estou inscrito(a) no Centro de Emprego, mas entretanto consegui arranjar um emprego pelos meus próprios meios. Como devo informar o IEFP de que já estou empregado(a)?

Registei o meu CV na vossa Bolsa de Emprego, mas esqueci-me da palavra-chave de acesso. O que posso fazer para a recuperar?
O Centro de Emprego enviou-me uma convocatória para casa, mas não pude comparecer. Como devo proceder?
 
 
Existe alguma proposta de emprego neste momento?


 
 
Estou à procura de emprego. Onde posso candidatar-me?

Para candidatar-se a um emprego, pode dirigir-se a um dos Centros de Emprego existentes em todo o país. Contudo, a sua inscrição fica sempre agregada ao Centros de Emprego da sua área de residência.
No caso de pretender requerer prestações de desemprego, ou o Rendimento Social de Inserção, é obrigatória a sua inscrição directamente no Centro de Emprego da sua área de residência.

O IEFP disponibiliza também, neste portal, um conjunto de serviços que lhe permitem de entre outras coisas:

 
 
Sou jovem e pretendo ingressar no mercado de trabalho. Que apoios o IEFP me pode proporcionar?

Pode aceder, neste portal, a um conjunto de serviços interactivos que lhe permitem de entre outras coisas:
Pode, também, consultar o nosso guia de técnicas de procura activa de emprego, que lhe fornecerá algumas pistas quanto aos passos a dar para uma integração bem conseguida no mercado de trabalho.

Deve, ainda, dirigir-se a um Centro de Emprego e inscrever-se como candidato a emprego. No Centro de Emprego da sua área de residência, receberá um serviço mais personalizado, podendo ser acompanhado por uma equipa técnica, multidisciplinar, que o apoiará na definição e implementação do seu Plano Pessoal de Emprego. Pode, neste âmbito, ser apoiado por um vasto conjunto de programas, medidas e outros serviços.

 
 
Qual o Centro de Emprego da minha área de residência?

Para saber qual o Centro de Emprego correspondente à sua freguesia, clique aqui.
 
 
Pretendo inscrever-me num Centro de Emprego. Qual a documentação necessária?

Para se inscrever como utente num Centro de Emprego, necessita apenas de um documento de identificação actualizado:
  • Bilhete de Identidade actualizado, se for cidadão nacional, ou outro documento válido de identificação (como o Bilhete de Identidade Militar)

  • Bilhete de Identidade de Cidadão Estrangeiro ou Passaporte, se for cidadão de um país do Espaço Económico Europeu

  • Autorização de Residência ou Autorização de Permanência, se for cidadão de um país terceiro com residência legal em Portugal
Sempre que o documento de identificação apresentado não contenha fotografia, deve ser confirmado pela apresentação de um documento com fotografia.
Na impossibilidade de apresentação de qualquer documento de identificação, pode ser vedada a inscrição aos utentes.

 
 
Mudei de residência e pretendo solicitar a alteração da morada no meu processo. Como posso fazê-lo?

Pode deslocar-se a um Centro de Emprego, com o seu cartão de utente e/ou o seu Bilhete de Identidade, e solicitar presencialmente essa alteração ao processo.

Pode, em alternativa, enviar uma carta registada, com indicação do seu número de utente ou Bilhete de Identidade, com o nome e a nova morada completos, para o Centro de Emprego em que está inscrito(a), ou alterar os seus dados no portal NETemprego.

Pode ainda utilizar o serviço de alteração de morada disponível no Portal do Cidadão.
Essa alteração será, assim, efectuada sem necessidade de se deslocar ao Centro de Emprego.

 
 
Estou inscrito(a) no Centro de Emprego, mas entretanto consegui arranjar um emprego pelos meus próprios meios. Como devo informar o IEFP de que já estou empregado(a)?


Deve informar o Centro de Emprego em que está inscrito(a), por correio normal, fax ou correio electrónico e referenciando o seu número de utente ou de Bilhete de Identidade, da sua nova situação e da data em que a mesma teve início - indicando também se pretende ou não anular a sua inscrição para emprego.

Em alternativa, pode também fazê-lo presencialmente, deslocando-se a um Centro de Emprego, ou enviando alguém em sua representação, com os seus elementos de identificação (nomeadamente, Cartão de Utente e Bilhete de Identidade).

Pode igualmente utilizar os serviços disponíveis no Portal NETemprego, devendo para tal registar-se no mesmo, caso ainda não o tenha feito.

 
 
Registei o meu CV na vossa Bolsa de Emprego, mas esqueci-me da palavra-chave de acesso. O que posso fazer para a recuperar?

Pode colocar-nos a questão por correio electrónico (netemprego@iefp.pt), indicando o seu nome completo e número de Bilhete de Identidade - ou, em alternativa, contactar-nos via Linha Verde NETemprego (808 200 670).

 
 
O Centro de Emprego enviou-me uma convocatória para casa, mas não pude comparecer. Como devo proceder?

Deve apresentar documento(s) justificativo(s) dos motivos para a sua não comparência , no prazo de cinco dias a contar da data para a qual foi convocado(a).

São consideradas justificações atendíveis, designadamente, a incapacidade temporária por doença, o cumprimento de deveres legais ou outros motivos, devidamente avaliados e aceites pelo Centro de Emprego.

Logo que termine o impedimento que motivou a sua não comparência, deve apresentar-se no Centro de Emprego.

 


Voltar

acessibilidade
seara.com