A componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho tem como principal objetivo desenvolver novas competências e consolidar as adquiridas em contexto de formação, através da realização de atividades essenciais ao exercício profissional, bem como facilitar a futura (re)inserção profissional.
A componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT), realizada numa empresa, também designada Entidade Enquadradora, tem como objetivo proporcionar aos formandos:
- O contacto com tecnologias e técnicas mais modernas e desenvolvidas, que se encontram, frequentemente, para além das situações simuláveis durante a formação;
- A aquisição de conhecimentos e competências inerentes a uma determinada qualificação profissional;
- A oportunidade de aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos em contexto de formação a atividades concretas em contexto real de trabalho;
- O desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
- As vivências inerentes às relações humanas no trabalho e de trabalho em equipa;
- O conhecimento da organização empresarial.
As Entidades Enquadradoras são espaços relevantes de aquisição de competências nos maisdiversos domínios constituindo-se como uma mais valia para o contexto de formação. Ao mesmo tempo, permitem vivenciar uma experiência muito próxima da situação real de trabalho e são muitas vezes potenciais entidades empregadoras dos futuros profissionais qualificados, testemunhando as mais valias da qualificação.
OBJETIVOS GERAIS PCT
A Componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) visa o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos e competências técnicas, relacionais organizacionais relevantes para o exercício da actividade profissional. Esta componente, realizada numa entidade enquadradora, tem como objectivos, proporcionar:
- A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;
- Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a actividades concretas em contexto real de trabalho;
-Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
-Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
-Conhecimento da organização empresarial.
A FPCT pressupõe, assim, que o seu desenvolvimento se processe num quadro de interactividade e de complementaridade com as restantes componentes e contextos de formação Neste sentido, para além da consolidação das aprendizagens realizadas em contexto de formação, esta componente deve garantir, igualmente, a aquisição de novas aprendizagens, traduzidas nos resultados de aprendizagem abaixo identificados,que concorram, de forma efectiva , para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional
Resultados de Aprendizagem da FPCT:
▪ Executa documentos comerciais em suporte informático;
▪ Utiliza uma aplicação informática da área de gestão de pessoal;
▪ Aplica métodos e técnicas de análise financeira e de gestão orçamental como ferramentas para a gestão das empresas;
▪ Elabora orçamentos e analisa desvios orçamentais;
▪ Aplica os princípios de auditoria que permitam a verificação das contas e o controlo interno da organização;
▪ Calcula os gastos diretos e indiretos reais, variáveis, fixos e semivariáveis;